top of page
  • Foto do escritorWellington Ribeiro

Os cinco propósitos da vida

Antes de falarmos sobre cada um deles, vamos analisar o COMEÇO, porque tudo começa com Deus. O universo começou com Deus. A humanidade começou porque Deus quis cria-la. Sendo assim, a criação revela Deus, o apóstolo Paulo fala isso em Romanos 1:20.

Você já parou para pensar que existe TRÊS em algumas coisas? Vamos ver a água, ela pode estar no estado SÓLIDO, LIQUIDO E GASOSO. E o átomo? NEUTRONS, ELÉTRONS E PRÓTONS. E o tempo? PASSADO, PRESENTE E FUTURO. Você nunca tinha parado para pensar sobre isso?  Agora vamos analisar o ser humano: RACIONAL, CRIATIVO, INTELIGENTE e com SENSO DE MORALIDADE. Coisas também que Deus, segundo revela a Bíblia, também possui. Características que o Deus trino (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) possui. 

Partindo desse pressuposto, você não é um acidente, eu não sou um acidente. Mesmo que seus pais não tenham planejado você, Deus o planejou. Minha mãe ficou grávida de mim com 13 anos e me teve com 14 e, ela mesmo reconhece que não me planejou, mas eu tenho a plena convicção hoje, que Deus me planejou. A palavra de Deus diz em Salmos 139:16, que quando era uma substância informe, ou seja, não estava nem formado como feto, Deus já tinha escrito todos os dias da minha vida no livro dele. Sendo assim, eu tenho um livro escrito sobre mim pelo autor da vida, você tem um livro escrito pelo autor da vida. Não somos um acidente. 

Mas agora, o que dirige sua vida? É o MEDO, MÁGOA, RESSENTIMENTO, A CULPA, O MATERIALISMO ou a VONTADE SUBLIME INSACIÁVEL DE SE PARECER COM CRISTO JESUS e DESENVOLVER A SUA VOCAÇÃO PARA AJUDAR OS OUTROS. É muito importante você pensar sobre isso. Nós fomos criados para ser eterno, há muito mais na vida que apenas o aqui e o agora. Estamos no mundo, mas não somos do mundo. Nós devemos enxergar a vida do ponto de vista de Deus e, Ele enxerga a vida como um TESTE E UM CARGO DE CONFIANÇA. A vida é uma ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA, o mundo não é o nosso lar e, tudo isto que foi criado foi CRIADO PARA DEUS. 

O primeiro propósito da vida é ADORAÇÃO. Você foi planejado para agradar a Deus. Porém, existem pessoas que não adoram a Deus no tempo presente, não adoraram no passado e, não adorarão no futuro. A verdade é que se elas não adoram a Deus, ALGUMA COISA ELAS ADORAM. Pode ser o seu próprio ventre. Essa adoração é revelada nas seguintes frases: MINHA carreira, MEU trabalho, MEU carro, MINHA casa, essa pessoa não dá a glória para Deus, mas a ela. O deus dessas pessoas pode ser o MATERIALISMO. O deus dela poder ser uma PESSOA. Pode ser qualquer outra coisa.  Entretanto, você foi planejado para agradar a Deus. Deus sorri quando você confia nele. A essência da adoração é a rendição. Deus quer ser o seu melhor amigo. E você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. Deus quer você por inteiro, independentemente de como você se sente. 

O segundo propósito da vida é COMUNHÃO. Você foi formado para fazer parte da família de Deus. Porém, nem todo mundo faz parte da igreja (reunião de todos os santos salvos em Cristo Jesus). Mesmo assim essas pessoas optam por fazer parte de alguma outra comunidade, porque o ser humano foi criado para se relacionar. Se ele não se relaciona com a igreja do Senhor Jesus, ele vai ser relacionar com uma comunidade qualquer. Entretanto, você foi formado para fazer parte da família de Deus. A vida consiste em amar e, é isso que realmente importa. Você é chamado para pertencer, não apenas para crer. Logo, você possui um lugar a qual pertencer, que é a família de Deus. Você precisa de outras pessoas na sua vida. Nenhum ser humano é uma ilha em si mesmo. Viver em comunidade exige comprometimento. Logo, você precisa cultivar essa vivência em comunidade. E sempre vale a pena restaurar os relacionamentos. Todos os seus relacionamentos frustrados com familiares, amigos e com a igreja, vale a pena restaurá-los.  E por fim, você tem responsabilidade de proteger a sua igreja, então a proteja.

O terceiro propósito da vida é DISCIPULADO. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Nunca é tarde demais para começar a crescer (Entenda isso!). A palavra de Deus te transforma, então leia a Bíblia, medite na Bíblia. Na palavra passada (os 5 cinco conselhos para manter o seu coração puro), aprendemos que a Bíblia é a fôrma e, nós somos a massa. A massa precisa estar na forma da fôrma que é a palavra de Deus. A provação te transforma, então existe um propósito por trás de cada adversidade da sua vida (Entenda isso!) Você cresce também por meio da tentação. Toda tentação é uma oportunidade para fazer o bem. Sempre existe uma saída na tentação. Então, você pode a derrotar. Crescer leva tempo. Se parecer com Cristo leva tempo. Não existem atalhos para chegar a maturidade. Para se parecer com Cristo, vai demandar tempo de você. Vai requerer o seu apoio ao Espírito Santo na sua santificação. Sua devoção espiritual, seu devocional diário deve ser preservado. 

O quarto propósito da vida é MINISTÉRIO. Você foi formado para servir a Deus. Ministério é aquilo que você faz para aqueles que já estão salvos em Cristo Jesus, ou seja, a igreja. Servir não é uma opção. Ninguém mais pode ser você. Deus merece o seu melhor, então use aquilo que Deus lhe deu, ou seja, suas habilidades, talentos, dons, recursos, relacionamentos, use tudo isso. Você serve a Deus quando você serve aos outros. Essa é a forma, pela qual agem os verdadeiros servos. E para ser servo, você deve pensar como servo. Deus opera melhor quando você admite as suas fraquezas. O poder de Deus se aperfeiçoa nas suas fraquezas.

 O quinto propósito da vida é MISSÃO. Você foi feito para uma missão. Missão é como você vai apresentar Deus as pessoas. Se você não é um acidente, isso significa que Deus estabeleceu um propósito para sua vida aqui na terra. Logo, Deus quer dizer algo ao mundo por meio de você. Você deve partilhar a sua mensagem de vida. A grande comissão que Jesus deu também faz parte de suas responsabilidades. Logo, você deve se tornar um cristão com excelência. Muitos felizes são aqueles que vivem em HARMONIA. Você deve equilibrar a sua vida: escola, faculdade, obra de Deus, relacionamentos, porque uma vida com propósitos, a maneira de viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade.

Podemos resumir esses cinco propósitos na seguinte frase: 

“MEU OBJETIVO É TORNAR-SE SEMELHANTE A CRISTO, MINHA FAMÍLIA É A IGREJA, MEU MINISTÉRIO É..., MINHA MISSÃO É APRESENTAR DEUS AS PESSOAS, MEU MOTIVO É A GLÓRIA DE DEUS.”

Nessa frase ficou uma lacuna que você precisa preencher. A dica que te dou é: “DEUS, quando te procuro na verdade me encontro”. O motivo dessa dica é simples, quando a Bíblia diz que Deus é criador, nós somos criaturas, quando diz que Deus é Senhor, nós somos servos, quando diz que Deus é Pai, nós podemos ser filhos (João 1:12). Então, O procure para conseguir preencher essa lacuna.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

APAIXONADOS PELO LUGAR SECRETO

APAIXONADOS PELO LUGAR SECRETO Textos base: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar s

TRÊS CONSELHOS PARA OS JOVENS

1) UMA OPÇÃO PARA MANTER-SE PURO Paulo em 1 Coríntios 7 nos influencia a ficar como ele, ou seja, solteiro. Porém, devido às circunstâncias do mundo atual no que diz respeito aos desejos pecaminosos,

Cinco conselhos para manter o seu coração puro

Santidade pessoal é um assunto relevante na vida do cristão. Em Mt 5.8, Jesus chamou bem aventurado os puros de coração. O grande expositor bíblico Esteve Lawson em seu sermão “Um coração puro”, nos d

Post: Blog2_Post
bottom of page