top of page
  • Foto do escritorWellington Ribeiro

APAIXONADOS PELO LUGAR SECRETO

APAIXONADOS PELO LUGAR SECRETO

Textos base:

“Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Salmos 27:4).

“Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa” (Mateus 6:6).

INTRODUÇÃO

Um jovem estava mexendo em uma de suas redes sociais, quando de repente ele fica encantado com uma de suas amizades, ele então decide dar uma de detetive e começar a investigar o perfil dessa jovem e, percebe que eles já eram “amigos” havia um tempo, mas nunca tinham parado para conversar e construir um relacionamento mais íntimo.

Então, esse jovem decide enviar uma mensagem para essa jovem, motivado por uma mensagem que um de seus amigos o enviou que dizia mais ou menos o seguinte:

- “Vai lá irmão, começa a conversar com ela, pois tenho certeza absoluta que ela pode se tornar a tua melhor amiga. Ela vai mostrar coisas sobre você que você mesmo nem imagina. Ela irá te mostrar seus defeitos e vai te incentivar a deixa-los, te dando força. Ela também irá te mostrar suas qualidades e vai te dar maior apoio para usa-las para ajudar outras pessoas. Ela vai te mostrar quem são os seus verdadeiros amigos, vai te mostrar a tua verdadeira família, te ajudando a ama-la, caso você não consiga”.

O jovem então segue o conselho do seu amigo. Manda mensagem para jovem, ela o responde de forma bela e diz que estará sempre a disposição para conversar com ele, porém ela coloca apenas uma condição, nunca irei te mandar mensagem antes de você mandar outra pra mim, pois sou muito educada, e não quero que o nosso relacionamento seja um peso, mas que você esteja sempre encantado para conversar comigo.

Depois disso, o jovem seguiu o conselho do seu amigo e, tudo aconteceu como ele tinha dito. A jovem além de fazer tudo que ele disse, o ajudou muito mais. É claro que o jovem também seguiu o conselho da jovem e sempre tomava iniciativa nas conversas o que facilitou muito o relacionamento deles.

O jovem depois de algum tempo concluiu que era apaixonado por aquela conversa que ele tinha todo dia com aquela jovem, pois ele entendeu, que toda vez que a procurava na verdade era ele que se encontrava. O jovem depois de muito tempo resumiu aquela conversa diária em uma frase:

- “Quando eu a encontra, nada mais importa, eu só quero ama-la e ser amado”.

Moral da história: a rede social é a sua vida. Você é o jovem. Eu sou o amigo que te dá o conselho. O conselho que eu te dei é um princípio da vida cristã que está em Tiago 4:8 e diz: “Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você”. A jovem representa o nosso Pai celestial. O seu relacionamento com ele lhe dará a orientação necessária para ter uma vida abundante na terra.

DESENVOLVIMENTO

Conceitos importantes:

Paixão: é um sentimento intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.

Lugar secreto: é um lugar reservado, onde você pode se expressar e desenvolver o seu relacionamento com Deus.

1) O desejo pela presença de Deus

“Uma coisa pedi ao Senhor... que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida” (Salmo 27:4).

Assim como um jovem deseja a presença de sua amada, da mesma forma, nós como filhos de Deus devemos possuir esse desejo pela sua presença.

2) A atitude de buscar a presença de Deus

“...É o que procuro...” (Salmo 27:4).

Assim como em um relacionamento afetivo exige uma atitude da nossa parte para poder estar com a pessoa amada, da mesma forma acontece no nosso relacionamento com Deus. Existe um princípio deixado na palavra de Deus: “Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você” (Tiago 4:8).

3) O motivo principal: Contemplar a beleza de Deus

“...Contemplar a bondade do Senhor...” (Salmo 27:4).

Quando você está apaixonado por alguém, tudo que é a pessoa é ou faz é lindo. Porém, com o passar do tempo parece que o encanto vai acabando. Isso acontece porque criamos uma pessoa que não existe. No nosso relacionamento com Deus não acontece assim. Deus é um ser perfeito, sua beleza excede tudo aquilo que existe no universo. Quando sentimos o desejo e temos a atitude de busca-lo no lugar secreto, ficamos cada vez mais encantados com a sua pessoa divina.

4) Um lugar que te transforma de dentro pra fora

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2 Coríntios 3:18).

Quando vivemos com alguém a tendência natural é que venhamos a se parecer com ele. Da mesma forma acontece quando estamos nos relacionando com Deus no lugar secreto. O grande segredo da nossa transformação é que ela acontece de dentro para fora. O ovo de galinha nos ensina sobre isso. Quando ele quebra de fora pra dentro, geralmente fritamos ou cozinhamos, isto é, gera morte, porém, quando ele quebra de dentro pra fora, gera vida, nasce um pintinho. A verdadeira mudança é resultado do agir do Espírito Santo dentro de você.

5) Quanto maior é o seu amor, maior é o seu desejo de querer estar perto

“Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito” (Salmos 51:11).

Quando Davi pecou, a saber, o pecado de assassinato e adultério, sua oração foi essa. Davi era fascinado por Deus. Ele o amava de tal maneira. Ficou conhecido como o “homem segundo o coração de Deus”, porque era fascinado por esse Deus belo.

CONCLUSÃO

A partir de hoje você tem a oportunidade de fazer diferente no seu relacionamento com Deus. O poder está em suas mãos. A decisão é sua. Peça a Deus, mesmo que você não tenha forças um desejo insaciável pela presença Dele. Após isso, tenha atitude para buscar a presença Dele. E você encontrará um Pai perfeito, cheio de amor pra dar. Se você nunca se encantou por Deus, irá se encantar. E você que já é encantado ficará mais encantado ainda. Esse encantamento irá te transformar de dentro pra fora. Você será um bom filho, um bom estudante, um bom trabalhador, um bom líder, enfim, um bom cristão. Como resultado disso, você amará mais a Deus e as pessoas, e estará vivendo a verdadeira vida eterna resumida por Jesus:

- “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

Por Wellington Ribeiro.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TRÊS CONSELHOS PARA OS JOVENS

1) UMA OPÇÃO PARA MANTER-SE PURO Paulo em 1 Coríntios 7 nos influencia a ficar como ele, ou seja, solteiro. Porém, devido às circunstâncias do mundo atual no que diz respeito aos desejos pecaminosos,

Os cinco propósitos da vida

Antes de falarmos sobre cada um deles, vamos analisar o COMEÇO, porque tudo começa com Deus. O universo começou com Deus. A humanidade começou porque Deus quis cria-la. Sendo assim, a criação revela D

Cinco conselhos para manter o seu coração puro

Santidade pessoal é um assunto relevante na vida do cristão. Em Mt 5.8, Jesus chamou bem aventurado os puros de coração. O grande expositor bíblico Esteve Lawson em seu sermão “Um coração puro”, nos d

Post: Blog2_Post
bottom of page